quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Erotização de corpos infantis

Disciplina: Infância de zero a dez anos.
Nome: Marisa Kriese da Silva
                                                                                             Turma: D

Tarefa: Construa um pequeno texto que você analise a propaganda que você selecionou considerando os conceitos de gênero e sexualidade tal como propostos pelas autoras no texto.
Para esta composição escrita, observe com atenção os modos como o movimento analítico é realizado por Jane Felipe e Bianca Guizzo no texto.



A propaganda selecionada é de uma campanha do dia das crianças da Courofino, uma marca de calçados do estado do Ceará (BR). As duas imagens que foram veiculadas, mostram uma menina maquiada, utilizando colares, pulseiras, sapatos de salto, desnuda, usando apenas uma calcinha branca em poses erotizadas.
A imprensa comercializa produtos para o consumo de adultos e coloca a menina extremamente erotizada em uma situação absolutamente desnecessária.
Conforme o artigo de Jane Felipe e Bianca Salazar Guizzo discute-se a sexualidade e onde a pedofilia é amplamente comentada e divulgada pela imprensa. As autoras citadas definem pedofilia como sendo práticas sádicas com crianças ou até mesmo pela contemplação de fotos sensuais de meninas e adolescentes, e que podemos sim, interpretar nas fotos da referida campanha.
Nos dias atuais estas práticas são consideradas doentias e isto é bem recente. As autoras ainda abordam o conceito de gênero, o qual surgiu para se contrapor a idéia de uma essência (masculina ou feminina) natural, universal e imutável enfatizando os processos de construção ou formação histórica, linguística e socialmente determinada.
Diante destas reflexões e colocações torna-se necessário estabelecermos um amplo debate sobre as relações de poder socialmente construídas e reforçadas entre homens e mulheres, adultos e crianças, especialmente dentro das famílias.

Em geral, a sociedade nem se dá conta do quanto ela própria está produzindo novas identidades sexuais e de gênero a partir da objetificação de seus corpos.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Fechamento: Fundamentos da alfabetização

Como já relatei, atualmente não estou atuando em sala de aula, mas em funções administrativas, mesmo assim na minha escola, observo e acompanho as classes de alfabetização.
Os assuntos abordados nesta interdisciplina foram muito interessantes, esclarecedores, adequados e sinalizaram com várias possibilidades de desenvolver práticas de alfabetização no dia-a-dia da sala de aula.Vimos que é possível pensarmos em várias atividades e jogos neste sentido, contudo, é fundamental reconhecer a alfabetização enquanto processo de responsabilidade de toda a equipe escolar ou seja, não devemos pensar em atividades isoladas e sem continuidade.
Como o assunto é complexo, vasto e de importância vital pois envolve a apropriação da leitura e da escrita pelos nossos educandos, devemos avançar ainda mais nossos estudos, aprendizagens práticas e trocas de experiências no decorrer dos próximos semestres...
Obrigada por todas as oportunidades de aprender, professora e sua equipe!!!