sábado, 24 de outubro de 2015

Infância e pós-modernidade

FICHAMENTO

1-Caracterize três marcas do que se entende por pós-moderno.

Lyotard definiu pós-moderno como “A incredulidade em relação às metas narrativas”. Com isso ele queria dizer que a experiência da pós-modernidade decorreria da perda de nossas crenças em visões totalizantes da história que prescreviam regras de conduta, politica e ética para toda a humanidade.
Lipovetsky destaca que o termo pós-moderno pretendeu qualificar o estado cultural da sociedade. Classificou como um período de transição. Ele relata que o mundo foi sacudido e abalado, mas as características principais da modernidade não desapareceram.
Lemert discute o termo como algo que não cumpriu as promessas da modernidade. Que as pessoas não se iludam em relação a um mundo melhor.

2-O que significa pensar o tempo atual como base no binômio solidez/liquidez?

Solidez: Tempos em que tínhamos um planejamento de vida pautados na organização a longo prazo, firme e sólido e, que a modernidade se encarregou de derreter isso.
Liquidez: Significa que o tempo atual é de uma sociedade onde as relações são fluidas, frágeis. A sociedade onde a amizade de ambas as partes matariam ou morreriam uma pela outra, a qual já não existe mais.

3-Explique a frase “A mídia tem sido uma das principais produtoras das representações que compartilhamos (p79). Para construir sua resposta utilize-se do exemplo da representação do corpo” oferecido pela autora (p.79/80).

A mídia certamente define nos nossos dias a forma como vivemos e, inclusive como relata Sarlo (2000) onde corpo saudável não é mais aquele que goza de ótima saúde, mas principalmente aquele que é “belo e jovem”. Para alcançarmos beleza e juventude, devemos, segundo esses padrões de exigência, consumir alimentos, roupas, procedimentos estéticos e ou cirúrgicos para atingir o corpo ideal.

4-Considerando as discussões que o texto oferece, como as crianças se veem hoje implicadas numa sociedade do consumo?


As crianças, segundo Momo, são extremamente consumistas, inclusive as de poder aquisitivo baixo. Aquelas de classe social elevadas realmente tem acesso a tudo o que a mídia oferece enquanto as de classes menos favorecidas consomem também, mas através de representações e significados dos bens materiais oferecidos pela propaganda que veicula na televisão e nas demais mídias. Estas crianças apresentam comportamentos imediatistas em relação ao querer e ter tudo, não valorizar o que tem e estarem em estado de insatisfação constante. 

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