Para responder a pergunta, inicialmente faço uma pequena síntese do que entendo por educação transformadora, a qual é colocada como diminuidora das desigualdades sociais pelo fato de levar o seu acesso a todos sem distinção de classes sociais. A escola reprodutora das desigualdades sociais é aquela que não reúne condições e não é capaz de uma transformação social e sim, reprodutora de desigualdades sociais. Partindo destes entendimentos, enfatizo que no estabelecimento de ensino no qual atuo, há uma preocupação em acolher os educandos, sendo eles de classes sociais diversas. O papel do professor que está a frente, em sala de aula, é determinante, ele é o mediador e possui importância fundamental na acessibilidade de educação escolar de qualidade. É ele que tem de assumir uma forma crítica diante da realidade social a acima de tudo, entendê-la para melhor desempenho no seu ensino e desta forma resultar num aprendizado de qualidade do aluno. Precisamos ainda, permitir a liberdade do nosso educando e seu direito a questionar, se inquietar pelo que pretende aprender e saber. Penso que estamos num inicio de caminhada ainda, para uma escola transformadora.
quarta-feira, 12 de abril de 2017
Escola transformadora ou reprodutora?
Para responder a pergunta, inicialmente faço uma pequena síntese do que entendo por educação transformadora, a qual é colocada como diminuidora das desigualdades sociais pelo fato de levar o seu acesso a todos sem distinção de classes sociais. A escola reprodutora das desigualdades sociais é aquela que não reúne condições e não é capaz de uma transformação social e sim, reprodutora de desigualdades sociais. Partindo destes entendimentos, enfatizo que no estabelecimento de ensino no qual atuo, há uma preocupação em acolher os educandos, sendo eles de classes sociais diversas. O papel do professor que está a frente, em sala de aula, é determinante, ele é o mediador e possui importância fundamental na acessibilidade de educação escolar de qualidade. É ele que tem de assumir uma forma crítica diante da realidade social a acima de tudo, entendê-la para melhor desempenho no seu ensino e desta forma resultar num aprendizado de qualidade do aluno. Precisamos ainda, permitir a liberdade do nosso educando e seu direito a questionar, se inquietar pelo que pretende aprender e saber. Penso que estamos num inicio de caminhada ainda, para uma escola transformadora.
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