Literatura e as diferenças.
Importante ressaltar que o assunto “diferenças” não é novo e a literatura já abordava o mesmo. Mas, na última década, notou-se uma preocupação maior com a formação das nossas crianças e como esse assunto é abordado. Diante dessa realidade, muitos livros foram editados sobre a temática com a intenção de formar cidadãos “críticos e criativos”.
A literatura é um dos elementos fundamentais da escola, pois é na leitura que o aluno amplia sua visão de mundo e onde podemos dizer que está o “ papel educativo”, visto que aprimora o ser humano enquanto sujeito.
Diante deste papel que a literatura ocupa, ela permitiu que nossos alunos tenham contato com a realidade, com diferentes visões de mundo, outros lugares, tempos e modos de agir e ser. A literatura é uma das maneiras possíveis de conhecer e compreender o mundo, um ato de desvendamento de si. E neste caminho que penso na literatura como caminho possível e interessante para “pensar e questionar” determinados temas, e neste caso, questões ligadas à diferença.
Quando em sala de aula, trabalhei com o clássico da literatura infantil, “O patinho feio”, o qual chama a atenção para a temática da diferença e mostra ser um assunto tratado há bastante tempo. Evidencia então, que apesar do enfoque diferenciado das discussões hoje em dia, a diferença é pensada no mundo social e cultural há tempos. Esta história tem sido vista por gerações como uma fonte de consolo para os que sofrem sentimento de inadequação ou isolamento. Ela transmite uma mensagem evidente sobre autoestima, status social e promessa de transformação.
Na história, o “patinho feio” que nasceu diferente de seus irmãos, sofre muito, tenta encontrar um grupo com características semelhantes às suas. O desfecho final é quando o patinho se transforma num belo cisne e fica bonito pelo fato de ser igual a todos do seu novo grupo. Dessa forma, ao longo da história, o patinho vivia isolado, discriminado devido a sua diferença em relação aos outros animais, sendo aceito somente pelos que são semelhantes a ele, os cisnes.
Nós professores, devemos então ter uma postura que respeite a literatura como arte e que possibilite reflexões sobre ela. Ainda, podemos e devemos utilizá-la para abordar e questionar junto aos alunos a história em si, seus valores, preconceitos, estereótipos e identidades.
Finalizando, o mesmo livro que diverte o público infantil é também um instrumento importante para ensinar conhecimentos que a criança vai acrescentando a sua bagagem cultural e dessa forma compreendendo e elaborando o mundo em que vive.
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