Análise do Livro de Literatura infanto juvenil “Karu Taru”.
O livro escolhido é indicado para a leitura de crianças de 5º ano, pois a história é um pouco longa e imbuída de inúmeros detalhes e descrições sobre como se processa entre as tribos indígenas, a escolha de um pajé.
O autor de “Karu Taru”, é indígena e escreve livros para jovens e crianças inspirado na sua própria história de vida. Histórias que transmitam a verdadeira realidade do índio brasileiro.
O livro escolhido conta como o pequeno Karu Taru foi escolhido para ser o sucessor do pajé, o qual é a figura mais importante e poderosa da aldeia.
Com nove anos de idade, ele já começa a passar por rituais e experiências para mais tarde assumir esta responsabilidade.
O menino andava um pouco triste, pois seus desafios eram diferentes daqueles dos outros meninos da tribo. Ser pajé, exige muito, é uma tarefa árdua, precisa aprender a ouvir as outras pessoas e falar com os espíritos no mundo dos sonhos. Estes aprendizados exigem sacrifícios: solidão, sofrimento, silêncio, paciência e sobriedade de quem foi escolhido. Precisará aprender sobre a cultura indígena como liberdade, educação, a vida em comunidade e a relação com o tempo Karu terá de passar por rituais e receberá muitas informações para no futuro ser um grande pajé. Isto será possível quando chegar a idade adulta e tiver criado seus filhos.
Ao longo da história, o pequeno passa por muitas experiências e ensinamentos para que no futuro possa desempenhar com conhecimento e dedicação a missão que lhe foi confiada.
Por enquanto, Karu Taru é apenas uma criança.
Razões da escolha:
Por se tratar da questão indígena e como se processa a escolha de um pajé, a qual tem uma ciência, uma explicação clara e uma importância fundamental nas comunidades indígenas.
Também escolhi, pois foi sugestão escolhermos um livro que tratasse do tema o qual se encaixou plenamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário