quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Ser professor hoje!



Para o professor, na atualidade, o tempo da sala da aula deixa de ser aquele tempo de cumprir com as obrigações, de realizar atividades que se destinam a preencher a carga horária?
Sim ou não, porque?
O professor no início de cada ano letivo escolar é desafiado a organizar o seu plano de trabalho para a classe. Mesmo sem ter contato com a turma, sem conhece-la, ele antecipa o planejamento, o trabalho a ser desenvolvido, preparando cada uma de suas aulas, pensando e decidindo sobre o método a ser utilizado para desenvolver cada conteúdo e escolhendo o material didático que vai usar como suporte para realizar o seu trabalho de ensino.
Mesmo recebendo importantes informações sobre as características e desenvolvimento dos alunos é impossível adiantar o desenrolar antes do início concreto do trabalho do ano letivo.
Quando em sala, na pratica pedagógica, o professor aborda os conteúdos programados e faz uso dos métodos e materiais que organizou, e ainda e ao mesmo tempo redimensiona-os no confronto com a situação e com o momento em que atua.
Ainda, é necessário que refaça a tarefa para atingir os objetivos propostos. Desse modo, a forma de organização vai sendo aperfeiçoada sucessivamente no tempo, permitindo a apropriação do trabalho pelo professor e o enfrentamento dos imprevistos que acontecem na sala de aula.
Concluo, enfatizando que na maioria dos casos, os professores ainda ficam atrelados as normas impostas pelas escolas ao conduzir suas aulas, mas o docente contemporâneo precisa se adequar igualmente a uma nova realidade onde muitas vezes sua programação deverá ser adequada aos anseios da turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário