segunda-feira, 7 de novembro de 2016

A Fotografia como recurso pedagógico




A FOTOGRAFIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO
 

Uma memória organizada por fotos se apresenta como possibilidade de aprendizagem ou indica possibilidade de manipulação? Sim, uma memória organizada por fotos, se apresenta como uma ótima possibilidade de aprendizagem. Não podemos deixar de levar em conta a proximidade e a incidência do uso da fotografia na vida diária dos educandos, a qual, certamente constitui-se como importante ferramenta na mediação do processo de ensino aprendizagem.
“Todo professor tem convicção de que imagens ajudam a aprendizagem, quer seja como recurso para prender a atenção dos alunos, quer seja como portador de informação complementar ao texto não verbal” (Dionísio, 2012, p. 149).
Fica, portanto evidente que o uso de imagens e ou fotografias é frequentemente utilizado nas escolas, seja no livro didático, exposição de cartazes, decoração da sala de aula, produção de trabalhos artísticos etc. Também é uma forma de oportunizar um olhar mais profundo na escola é pela fotografia que nos dias atuais é de fácil acesso aos alunos, também proporciona um pensar reflexivo sobre os fatos, indivíduos ou lugares nela expressos e que farão parte das memórias e lembranças eternizadas naquele momento, permitindo uma importante colaboração e valorização histórica. Ainda a fotografia pode ser um texto não verbal que apresenta elementos intertextuais que poderão ser trabalhados sob múltiplos enfoques nas demais disciplinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário