A FOTOGRAFIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO
Uma
memória organizada por fotos se apresenta como possibilidade de aprendizagem ou
indica possibilidade de manipulação? Sim, uma memória organizada por
fotos, se apresenta como uma ótima possibilidade de aprendizagem. Não podemos
deixar de levar em conta a proximidade e a incidência do uso da fotografia na
vida diária dos educandos, a qual, certamente constitui-se como importante
ferramenta na mediação do processo de ensino aprendizagem.
“Todo
professor tem convicção de que imagens ajudam a aprendizagem, quer seja como
recurso para prender a atenção dos alunos, quer seja como portador de
informação complementar ao texto não verbal” (Dionísio, 2012, p. 149).
Fica, portanto
evidente que o uso de imagens e ou fotografias é frequentemente utilizado nas
escolas, seja no livro didático, exposição de cartazes, decoração da sala de
aula, produção de trabalhos artísticos etc. Também é uma forma de oportunizar
um olhar mais profundo na escola é pela fotografia que nos dias atuais é de
fácil acesso aos alunos, também proporciona um pensar reflexivo sobre os fatos,
indivíduos ou lugares nela expressos e que farão parte das memórias e
lembranças eternizadas naquele momento, permitindo uma importante colaboração e
valorização histórica. Ainda a fotografia pode ser um texto não verbal que
apresenta elementos intertextuais que poderão ser trabalhados sob múltiplos
enfoques nas demais disciplinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário