quarta-feira, 3 de maio de 2017

Gestão democrática X Aprendizagem escolar.



Farei um breve relato sobre "em que medida uma gestão democrática, favorece a aprendizagem escolar e o desenvolvimento dos alunos?" Considerando, o princípio da gestão democrática, como sendo algo imprescindível para a melhoria do ensino público. Neste tipo de gestão escolar a base é o diálogo, fazendo com que os envolvidos no processo educativo sintam-se parte do todo no que tange a participação e as tomadas de decisão no cotidiano escolar.
A importância da gestão democrática respaldada nas ideias de diferentes autores da área como Gadotti (2001), Silva (1996), Veiga (1997), Vianna (1986), Libâneo (2004), Lük (2006) e Paro ( 2006). Eles partem da premissa de que através da realização de um trabalho participativo, autônomo e democrático, envolvendo todos os segmentos sociais que compõem a escola, podemos contribuir para o rompimento do autoritarismo que ainda permanece no interior de algumas escolas e proporcionar uma reflexão quanto ao nosso papel de gestores, com o objetivo de qualificar as nossas escolas públicas. É preciso então, que a escola repense urgentemente o seu papel em busca de formar cidadãos críticos, participativos e atuantes, orgulhosos de seu saber, capazes de solidarizar com o mundo exterior, e serem capazes de enfrentar o mundo do trabalho como realização profissional através de atitudes de humanização e respeito ao próximo. Diante desta realidade,na escola democrática, gestores e docentes devem proporcionar um espaço de interação de saberes e delegação de poderes em prol da aprendizagem significativa dos alunos. Pensar o trabalho coletivamente significa construir mediações capazes de garantir que os obstáculos não se constituam em imobilismo, que a s diferenças não sejam impeditivas da ação educativa coerente, responsável e transformadora. Esse conceito relacional implica em buscar o objetivo comum que é o desenvolvimento integral do aluno e do sucesso da escola através da implantação de projetos que contemplem os interesses e anseios coletivos.

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