segunda-feira, 22 de maio de 2017

Projetos de Ensino X Projetos de Aprendizagem.

   
    Refletindo sobre nossas práticas do semestre anterior, que trabalhamos as diferenças de Projeto de Ensino e Projeto por Aprendizagem, através das teorias estudadas, pesquisadas e também colocadas em prática, podemos concluir que no Projeto de Ensino, tudo parte das decisões e comandos do professor, projetando no professor todo o conhecimento a ser transferido ao aluno, de forma que o docente fosse o único responsável pela forma e qualidade da aprendizagem. Os alunos não têm escolhas, são induzidos a uma imposição de tarefas e regras, que muitas vezes, não refletem seu prazer e interesse por aprender, não há uma satisfação, aquele brilho nos olhos, por estar estudando algo que lhe satisfaz que lhe provoca curiosidade, neste caso, se vê submisso a receber as ordens impostas pelo sistema e cumpri -las por obrigação. 
      Real (2008) defende que no Projeto de Aprendizagem o conhecimento é construído em conjunto, cada um aprende com o outro, são várias possibilidades de aprendizagem, de forma mais descontraída e autônoma.
      No Projeto por Aprendizagens, o autor é o aluno, o professor é apenas seu orientador, quem vai moldar o projeto, dar cor, transformar e conduzir o conhecimento é o estudante.
   Segundo, Fagundes et al. (2006), fazer um projeto de aprendizagem significa desenvolver atividades de investigação sobre uma questão que nos “incomoda”, desperta nossa atenção, excita nossa curiosidade. Ele irá pesquisar, começa elaborando suas próprias dúvidas e certezas provisórias. Após vai em busca do conhecimento através de pesquisas, e fará isso com prazer, com interesse, afinal é a sua vontade que está em jogo, terá curiosidade. Sentirá desejo de ter suas indagações sanadas. E finalmente se sentirá seguro ao explicar sobre a construção que fizeste do início ao fim, e mais que isso, desejará falar sobre determinado assunto; pois estará empolgado com suas descobertas. Conforme afirma, Fagundes et al. (1999) é fundamental que a questão a ser pesquisada parta da curiosidade, das dúvidas, das indagações do aluno, ou dos alunos, e não imposta pelo professor. Isto porque a motivação é intrínseca, é própria do indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário