terça-feira, 27 de junho de 2017

Avaliação da Escola.





Após leituras e vídeo sobre a avaliação da escola e suas vantagens e ou significado prático, aponto um trecho que elucida o que é esta proposta, e como ela pode influenciar positivamente em nossas escolas:
“Inicialmente, ressaltamos como o SEAP permitiu que a escola ampliasse a participação efetiva e o poder de decisão das famílias. Isto ocorreu, principalmente, através da criação de espaços de diálo­go, estabelecidos a partir de reuniões e assembleias com os diferentes segmentos da comunidade escolar como forma de realizar um diagnóstico da escola – tarefa exigida pelo SEAP. O diálogo vai ao encontro de teorias de gestão democrática, que demonstram a centralidade da participação e do diálogo para a democratiza­ção da escola (AZEVEDO; MENDONÇA, 2012, DRABACH; SOUZA, 2014). Ade­mais, o SEAP possibilitou que os processos de avaliação institucional desta escola se ampliassem dentro da comunidade escolar, valorizando as ideias dos diferen­tes segmentos – o que traz, em si, o princípio do reconhecimento das diferenças existentes na instituição escolar (SOUZA, 2007). O estabelecimento de espaços de diálogo e de reflexão também aparece como uma alternativa mais democrática a medidas de caráter gerencial, que posicionam as famílias como “clientes” da es­cola pública. Esta alternativa democrática pode ser identificada no SEAP, quando essas famílias foram chamadas à escola para a participação política – sendo o foco o processo avaliativo institucional –, o que também constituiu-se como um espaço de formação para e da política, conforme destacam Drabach e Souza (2014), estes elementos são princípios democráticos.”
    Na minha escola, tivemos dificuldade de reunir os diversos segmentos para debater os temas propostos para posteriormente responder os questionários. Como o prazo estipulado foi reduzido e diante disto, tivemos que promover breves discussões para cumprir os prazos. Mesmo assim, partindo dos questionamentos e levantamento de problemas, conseguimos traçar algumas metas para melhorar e qualificar alguns espaços físicos da escola e adequação e fortalecimento de uma série de práticas pedagógicas

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