O Conselho Escolar, no estabelecimento de ensino no qual atuo, tem representatividade de professores, pais, estudantes, funcionários e direção. Cabe salientar, que os Conselhos Escolares são órgãos colegiados compostos por representantes da comunidade escolar e local, que tem como atribuição, deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas, financeiras,no âmbito da escola. Cabe, ainda ressaltar que é função do conselho, também analisar as ações, a empreender os meios, e definir como utilizar para o cumprimento das finalidades da escola. Eles representam as comunidades escolar e local, atuando em conjunto e definindo caminhos para tomar as deliberações que são de sua responsabilidade. Representam assim, um lugar de participação e decisão, um espaço de discussão, negociação e encaminhamento das demandas educacionais, possibilitando a participação social e promovendo a gestão democrática. Se considerarmos a contribuição fundamental da escola pública para a construção de uma cidadania participativa e a tomarmos como uma construção permanente e coletiva, veremos que os Conselhos Escolares são, primordialmente, o sustentáculo do projeto político pedagógico, que permitem a definição dos rumos e das prioridades das escolas, numa perspectiva emancipadora, que realmente considera os interesses e as necessidades da maioria da sociedade. Saliento, que no estabelecimento onde atuo, em relação a participação, não conseguimos reunir sistematicamente todos os segmentos, tendo em vista a tímida participação dos pais na escola. São convidados, convocados e muitas vezes não comparecem. Sempre que possível, e em todos os segmentos, o conselho tem poder decisório, pois penso que partilhar decisões nos proporciona uma melhor sustentação das ideias e dos diversos projetos que empreendemos.
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